Empreendorismo

Como as midias sociais beneficiam um negócio online?

O que são Mídias Sociais?

As Mídias Sociais são espaços na internet, onde você pode trazer a sua marca, ou criar a sua marca, trazer os seus produtos, e levar o seu publico nesses espaços para se comunicar e/ou vender. No universo da internet, essas mídias sociais estão presentes na vida de muitas pessoas, imagino que até na sua, meu caro leitor, porque é delas que vem toda a comunicação, conexão, informação, entretenimento e vendas, e você acessa a internet por um desses motivos.

E se você quiser, tiver tempo e persistência para isso, você pode criar o seu próprio espaço na internet, para levar o seu publico para conhecer mais a fundo sobre você e a sua marca, digo isso pois você pode criar um site, plataformas, ou criar listas de e-mails e ali mesmo trazer conteúdos mais detalhados sobre o que você tem a oferecer ou o produto que vende.

E isso te coloca em uma grande vantagem, pois não sei se você lembra, no dia 4 de Outubro de 2021, todo o guarda-chuva de mídias sociais do Mark Zukerberg (Facebook, Whatsapp e Instagram) saíram fora do ar durante horas. Então quem dependia dessas três, estava sem saber o que fazer, pois as vendas paralisaram, influenciadores e marcas tiveram os seus desempenhos e alcance de públicos prejudicados e a comunicação do mundo inteiro foi afetada.

Daí quem tinha o plano B de se manter sem precisar depender dessas três mídias, conseguia se garantir normalmente, por isso é muito importante você ampliar a sua marca, o seu negócio, pois não vai ser a primeira e a única vez que isso acontece, futuramente isso pode acontecer mais e mais vezes, e só consegue manter a sua audiência intacta se conseguir ampliar o seu negócio na internet.

Diferentes tipos de Mídias Sociais

Como foi dito, as mídias sociais estão em todos os lugares possíveis da internet, mas é pelo fato de poderem proporcionar comunicação, entretenimento, conexão e informação. E cada uma delas tem uma função, uma utilidade para oferecer para todo o tipo de pessoa, o Google por exemplo, tem a função principal de mostrar resultados de uma busca por uma informação que a pessoa buscar, o Facebook, tem como função principal de conectar pessoas, interagir, comunicar, fazer com que pessoas influenciam pessoas.

Por outro lado, essas mídias sociais ditas, observaram e entenderam que pessoas surgem e vão para vários lugares possíveis na internet, ferramentas nascem e somem, como o caso do MySpace, Yahoo, Snapchat e o Orkut, então colocam como idéia principal de estar em todos os lugares possíveis na internet, para não só apenas trazer pessoas para o seu espaço e nada mais, querem oferecer mais ferramentas para ajudar as pessoas no seu negócio físico e digital.

O Google por exemplo, tem várias ferramentas que podem ser muito úteis para o seu negócio, como o Gmail, uma ferramenta de e-mail que ajuda você a gerenciar os e-mails que chegam até você e o seu negócio, o Google Mapas que orienta você em qualquer lugar que você esteja os estabelecimentos comerciais que existem no mapa, tudo isso em tempo real.

Já o Facebook, como tem como foco o contato das pessoas, tem em seu catálogo o Whatsapp, que apesar de não ser uma rede social, é uma ótima ferramenta para troca de mensagens com as pessoas, você pode criar grupos de pessoas para se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo e listas de transmissão para você enviar uma única mensagem para várias pessoas num instante. E tem o Instagram, que é uma rede social que de início eram só para fotos, mas com o passar dos anos, foi tendo mais e mais ferramentas como vídeos longos, vídeos curtos, lives, storys etc.

Essas duas grandes potências da internet também criaram ferramentas que vão para ajudar você administrar toda a estrutura do seu negócio no digital, e criaram com o intuito de poder fazer com que você aprenda a gerenciar o seu público que chega até o seu negócio, gerenciar os conteúdos que você posta nas redes sociais e no seu site. O Facebook Ads, uma ferramenta que tem toda essa função dita e ainda lhe dá dicas de como melhorar o seu alcance de publico nas redes sociais.

Já o Google Ads, uma ferramenta muito útil para ajudar você o para gerenciar o tráfego de pessoas que chegam até o seu negócio e quem sabe até ampliar o seu publico, entre outras ferramentas que o Google tem vão ajudar muito você e o seu negócio, seja ele físico ou digital.

Como as Mídias Sociais podem ajudar no seu negócio?

Não importa se o seu negócio é digital ou físico, a as mídias sociais abraça todo o tipo de negócio na internet, só que tem um porém: assim como todo ambiente fora da internet que você vá tem regras, tem as suas funcionalidades, todas as mídias têm as suas regras, sua forma de funcionar, então tenha consciência de como funciona um negócio
online dentro do Facebook, Google, Youtube, etc, suas regras, e as novidades.

Por outro lado, essas mídias têm muito a oferecer para você e o seu negócio e digo mais uma vez: não importa qual é o seu negócio, se é físico ou digital, se você tem uma padaria por exemplo ou é gestor de tráfego, todo o negócio pode funcionar na internet, e você tendo um negócio físico ou digital na internet, você:

  • Tem mais chances de conseguir ampliar o seu atendimento dentro e fora da internet,
  • Tem mais oportunidades de comunicar de forma rápida e simultânea com os seus clientes
  • Tem contato direto com os seus clientes
  • Vai ter um investimento inicial baixíssimo para trazer o seu negócio para internet
  • Você pode aumentar a sua presença de marca do seu negócio.

Existem diversas marcas grandes que nascem e se populariza através da internet, como a Microsoft, a Amazon, etc. Essas marcas nasceram com o propósito de oferecer o que há de melhor na internet, e souberam muito bem ampliar a sua presença, porém ampliar não é sinônimo de sucesso, ampliar é sair da zona de conforto e buscar o desconhecido, é se arriscar, é ver no que vai dar.

Existem diversas marcas grandes que são populares fora da internet que embarcaram para o mundo digital, como a Coca-Cola e a Nissin, e souberam usar todas essas ferramentas das mídias sociais ao seu favor, posso citar como exemplo os anúncios da Nissin que fez uma sequência de anúncios na internet, sobre dois caras que se atrapalham bastante para anunciar o miojo, o Clécio e o Tonho, deixam a câmera cair, o áudio fica mudo, a edição é fora de ordem, mas você pára para prestar atenção nesses comerciais da Nissin, você começa a entender o quanto que são engraçados e ao mesmo tempo geniais, e que tudo isso funciona de forma estratégica não só para vender miojo, mas para popularizar a marca da Nissin.

Comercial da Nissim com os novos sabores de miojo, apresentado por Clécio e Tonhão

Conclusão

Então, acredito que você tenha entendido a importância de ampliar o seu negócio na internet, certo? Então se você está construindo o seu negócio na internet, ou quer levar o seu negócio físico para lá, peço para que estude, pesquise como todo esse universo digital funciona, tenha uma base nas mídias sociais para se manter, ou manter o seu pé no chão para quando algo der errado, existem várias pessoas na internet trazendo diversos conteúdos sobre o seu negócio no digital, e se busca uma orientação certa para colocar o seu negócio físico na internet, é de extrema importância que você vá atrás de informações, não pessoas, pessoas na internet, assim como você querem levar adiante o que aprendeu empreendendo na internet, e não acho que tudo que elas forem trazer para você de informação vá ser 100% útil para o seu negócio, por isso vá atrás de informações, não pessoas

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