Como lidar com as objeções de seus clientes?

Primeiro, o que é uma objeção?

Uma objeção se mostra como um motivo, um questionamento, ou uma rejeição diante de qualquer proposta que parecer para uma pessoa, como não viajar para um lugar por estar muito frio, ou não apostar em um projeto com receio de ter prejuizos e não ter resultados.

E por que ela aparece para os clientes?

Porque é normal você desconfiar de algo que ainda não conheça, e é normal você ter dúvidas, por isso pesquisar é importante não só para o cliente, mas para o empreendedor também, para entender as dores e as necessidades do cliente e deixar ele totalmente esclarecido sobre o seu produto.

E como fazer para lidar com as objeções?

Não tem mistério para lidar com as objeções, mas é uma longa jornada para poder gerar confiança do cliente, e convence-lo em relação ao seu produto, por isso é essencial você persistir e acreditar no valor que o seu produto pode trazer para o seu cliente, e eu trouxe aqui 5 passos para você conseguir lidar e superar da melhor forma possível as objeções do seu cliente:

1 – Ouça e entenda totalmente o problema:

O seu cliente tem um problema ou algo que impede de comprar o seu produto, escute o que ele tem a dizer sobre esse problema, entenda o porque que ele tem o pé atrás de comprar o seu produto, para que fique mais claro o que você precisa fazer para resolver esse problema e dar o primeiro passo para conseguir a confiança do seu cliente.

2 – Esclareça as objeções do cliente com perguntas analíticas:

No decorrer do momento em que o seu cliente estiver explicando o problema ou impedimento para comprar o seu produto, faça perguntas que questionem o impedimento, e que possam dar início para resolver o problema, isso além de deixar claro qual é o real problema que o seu cliente passa, vai fazer com que o próprio cliente veja a atenção sendo totalmente focada nele.

3 – Foque em eliminar a maior parte do problema que existe nas objeções dos clientes:

Se você já entendeu qual é o principal problema ou impedimento, que não apenas um, mais vários clientes passam em relação ao seu produto, resolva da melhor forma possível, para que o seu produto seja acessível para todos os tipos de pessoas que descobrem o seu produto.

4 – Confirme se o Problema do seu cliente foi realmente resolvido:

Se você conseguir resolver o problema real que a maioria dos seus clientes passam, resolva o do seu cliente no 1 para 1, e após resolvido, você tem que ter certeza de que esse problema foi resolvido e não tenha mais nada que impeça o seu cliente compre o seu produto.

5 – Depois de superar os problemas, siga para o fechamento da venda:

Depois que resolver os problemas do seu cliente, veja se é o momento para seguir com a venda do seu produto.


Objeções sempre irão existir para os clientes não comprarem o seu produto, e confiar na sua marca, mas isso não pode ser maior do que você e o seu negócio, o ideal é você focar nas principais objeções que os clientes tem sobre o seu produto, e criar um relacionamento de confiança entre a sua marca e o seu cliente, para que seja mais facil superar qualquer objeção que aparecer.