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Conheça as técnicas da persuasão para vender qualquer coisa

Persuadir é algo que querendo ou não, faz parte da nossa vida, não é errado, pois para conseguirmos conquistar todos os nossos objetivos, temos que nos deparar com caminhos e pessoas em que é necessário usar o poder da persuasão, para poder ver portas se abrindo para nós, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, por exemplo: como você vai convencer um cliente de que um produto que você vende é bom? Como você vai convencer o seu chefe de que você está pronto para assumir um cargo que você busca assumir no trabalho? Ou como você vai conquistar aquela pessoa amada que não
está nem ai para você? Então, você precisa não só mostrar o que você tem a oferecer é bom, você precisa convencer todas essas pessoas sobre você, sobre o seu produto, sobre o seu trabalho, você precisa fazer com que as pessoas mudem o conceito, a visão que tem sobre sua pessoa, para que oportunidades surgem e você esteja pronto para abraçá-las

O que é persuadir?

Se você for no Google, pesquisar a palavra “persuasão”, que nem eu fiz agora, você vai
encontrar algo sobre poder do convencimento, argumentar ao seu favor, e tudo mais, mas
persuadir tem muito a ver com você criar estratégias para convencer uma pessoa tomar
uma ação ao seu favor, seja essas estratégias com palavras, atitudes, ou mostrando algo
de valor para essa pessoa.

A base da persuasão está na comunicação, não digo apenas na fala, na conversa, mas
digo também na escrita, como aqueles banners nos centros da cidade vendendo alguma
coisa, jingles, comerciais de TV e rádio e anúncios na internet.

Ser um bom comunicador, significa realmente você fazer com que pessoas miram a
atenção delas em você, significa fazer com que elas vá até você com o intuito de entender
o que você tem á dizer, o que tem para mostrar.

Agora ser um bom comunicador, e que sabe como usar os poderes da persuasão, faz de
você uma autoridade no assunto ou no nicho, faz com que você tenha pessoas dispostas
para seguir os seus passos, não quero dizer que você vá se tornar um salvador da pátria,
ou algo assim, mas digo que isso vai fazer de você referência no seu nicho no mercado.

Silvio Santos (Foto: Reprodução/SBT)

Por que persuadir é uma necessidade para o seu negócio?

A importância da persuasão tanto na sua vida pessoal como na sua vida profissional, está
no intuito, no por quê você quer que uma pessoa tome uma ação ao seu favor, e de nada
adianta você convencer uma pessoa para algo que você sequer sabe exatamente o que
é, e digo isso ainda mais no mundo das vendas, pois você precisa conhecer o produto
que você está vendendo, você precisa entender o que esse produto tem a oferecer, para
que você tenha ciência da dor que o cliente tem, que só o seu produto pode resolver, da
necessidade que o cliente tem, que só o seu produto pode suprir, e para você conseguir
vender focando na dor e na necessidade do seu cliente.

Muitas empresas usam anúncios como canal de persuasão para vender alguma coisa
para você, e os anúncios normalmente são sobre os produtos que elas vendem, e são
vários tipos de anúncios para todos os públicos possíveis, mas existem empresas que
usam a persuasão de forma estratégica, não só para apenas vender produtos, vão muito
além disso, fazem anúncios para promover o nome da empresa, algumas delas,
aproveitam datas comemorativas, eventos e acontecimentos que impactam o mundo para levar o nome da empresa.

Posso trazer como exemplo, um anúncio do Bradesco, um anúncio que foi feito quando o
mundo inteiro estava angustiado, com medo, ansioso, sobre tudo que estava acontecendo
com o planeta por conta da pandemi4. O comercial não foi para vender os seus serviços
como fazem normalmente, mas para aproximar as pessoas para a empresa. Você pode
ver o comercial clicando nesse video abaixo: 

A Coca-Cola sabe fazer esses tipos de anúncios como ninguém, e toda época de natal, ela

traz anúncios falando sobre a importância de aproveitar o natal reunidos com a família,
com os amigos, e ter o espírito natalino presente ali, e tudo mais. Isso para fazer com que
além de vender os seus produtos, a empresa possa passar uma mensagem, ou um
princípio que a empresa tanto preza.

Papai Noel bebendo uma Coca-Cola – Divulgação/
The Coca-Cola Company

Técnicas de persuasão nas vendas:

Para falar dessas técnicas, eu queria usar como exemplo, um cara que é inevitavelmente
polêmico, divide opiniões e consegue influenciar milhões de pessoas com poucas
palavras e pequenas ou grandes ações, sim estou falando do presidente Bolsonaro, e
não, não quero entrar no assunto politico de jeito nenhum, o que eu quero que você
analise, são as técnicas que ele usou para persuadir milhões de pessoas votarem nele e
ele mesmo vindo de um partido que até então era pequeno conseguiu virar presidente em
2018 e como consequência o partido de onde ele veio se tornou um dos maiores do
Brasil.

Conhecido por suas opiniões de destaque, Bolsonaro é inspiração para memes para as pessoas que o chamam de “mito” editora Abril imagens
 

Então vamos as técnicas:

1 – Identificar uma dor, necessidade ou um inimigo comum:

Antes das eleições de 2018, você viu o Brasil virar de cabeça pra baixo, certo? Tomando
rumos imprevisíveis, pessoas de saco cheio com o governo anterior, pessoas que
estavam desacreditadas com o rumo que o Brasil podia tomar diante de tudo o que
aconteceu ali.

O Bolsonaro soube usar isso ao seu favor, pois era um candidato que até então era
desconhecido, com pouquíssimas intenções de voto, viu a situação que o país estava
passando e se colocou no papel de liderança para a revolta da população contra os
governos anteriores que estavam naqueles anos.

Como aplicar no seu negócio?

Já você, pode colocar isso em seu negócio, identificar uma necessidade, uma dor ou um
inimigo em comum de um cliente, e se colocar no papel de mais um insatisfeito para a
aquela dor ou necessidade que o seu cliente tem naquele momento.
E chamamos isso de inimigo comum, que é um problema que um certo publico tem, e
você é mais um que tem, e em vez de reclamar como todo mundo, você vai fazer barulho
contra aquele problema que você e as outras pessoas tem.

2 – Storytelling

Primeiro de tudo: você já ouviu falar nessa palavra? Não? Então presta atenção:
Storytelling é quando você expõe a sua história em forma de depoimentos ou de forma
artística para conectar você ao seu público, para gerar sim engajamento, mas também
para fazer o publico conhecer você melhor.

No caso do Bolsonaro, não foi diferente, onde ele aparecia nas mídias, TV, rádio e
internet, lá estava uma história dele, quem ele é e foi no passado e o que ele queria com
o nosso país.

Como aplicar no seu negócio?

É muito importante você entender que um storytelling, não é somente contar uma
história e nada mais, é você contar de uma forma que vai fazer com que a pessoa que
está vendo um depoimento seu em um documentário, ou está lendo um livro ou ebook sobre você vai se conectar, vai conhecer melhor você e vai se ver mais próximo de você e o seu negócio, vai querer saber quem é você e como chegou ao lugar que você chegou. E digo você, pessoa, ser humano, e não só a marca do seu negócio.

3 – Engajamento com o público e autoridade

Se tem uma coisa que o Bolsonaro tem de sobra é presença digital, e isso veio lá para
mais ou menos 2015, quando a maioria das pessoas usavam bastante o Facebook, ele
tinha sim a sua popularidade na internet nessa época, mas ali era só mais um politico que
estava ganhando publico.

Ele ali sabia como se conectar com o seu público, respondia comentários das postagens,
falava com o seu publico nas lives, viajava por vários lugares do Brasil para conversar
com as pessoas, e tudo mais. Desde então de 2015 para 2018, ele conseguiu ter
relevância na internet de uma forma que ninguém esperava, e enquanto muitos outros
políticos faziam as suas campanhas de modo tradicional, ele sabia e conhecia o poder
que a internet tem para trazer publico.

Você podia ver até hoje, ele fazendo lives no instagram, fazendo postagens no Twitter,
informando o seu publico, questionando, e tudo mais. E isso tudo mostra o quanto de
engajamento que ele tem com o seu publico, o quanto que isso o levou a presidência, e a
autoridade que ele coloca no setor politico que ele trabalha.

Como aplicar no seu negócio?

No seu negócio você precisa ser constante, não precisa passar o dia todo fazendo
postagens na internet, você só precisa trazer os conteúdos de forma estratégica e
contínua para fazer com que o seu publico veja que você e a sua marca existem, e que você tem algo para ensinar sobre o seu negócio no digital.

 

4 – Escassez


Outra coisa que o Bolsonaro usou para se eleger foi a escassez, e da forma mais inusitada possível, nessa época as pessoas estavam cheios de dúvidas, estavam buscando alguém que tivesse a postura de liderança, chega o debate, milhões de pessoas querem ouvir o que ele tem a dizer, o que acontece?

Exatamente, ele não vai, e não se sabe ao certo o porque, se isso foi correto da parte
dele ou não, isso não sei dizer, até pelo fato de que nessa época ele tinha pouquíssimo
tempo de tela na TV para fazer as suas campanhas eleitorais por conta do tamanho da
sua bancada do seu partido naquele ano, mas o importante que temos que analisar aqui,
é que ele usou a ideia de aumentar mais ainda a necessidade do publico, para criar o
sentimento de urgência em buscar respostas e entender melhor as suas propostas.

Como aplicar no seu negócio?

No caso do seu negócio, você pode sim criar esse sentimento de urgência, isso vai fazer
com que as pessoas comprem o seu produto naquele momento de imediato, mas isso é
algo que funciona em certos momentos, então saiba usar a escassez de forma estratégica
para vender o seu produto.

 

Conclusão

Não é tão simples você persuadir uma pessoa para algo ao seu favor, mesmo usando as
técnicas citadas acima, por isso é importante você prezar pela comunicação pessoal, o
cara a cara, para que tudo isso que foi citado acima funcione para você, você conversar
com uma pessoa pessoalmente costuma ter mais eficiência do que você somente usar as redes sociais e um e-mail marketing.

Outra questão para ser tratada aqui é saber usar a linguagem não verbal, adotar uma
postura que vá passar confiança, tranquilidade, flexibilidade e ao mesmo tempo
seriedade, pois isso é um fator que conta muito tanto para vida pessoal quanto para a
vida profissional, por isso se você for precisar de alguém para alguma coisa, tratar de
negócios com alguém importante para a sua empresa ou projeto, busque ter essa
postura, para você ver oportunidades chegando até você e os resultados aparecendo

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