Marketing Digital

O que fazer para um video viralizar no Youtube?

Acredito que você não saiba, mas o Youtube, nasceu em 2005, por um grupo de ex funcionários da Paypal, a plataforma tinha um intuito muito diferente que conhecemos hoje, que era postar videos aleatórios ora engraçados e malucos, ora educativos, e com uma qualidade baixíssima se comparar com os dias de hoje.

O sistema de buscas não era nada agradável, o visual da plataforma era bem simples, tinha pouquíssimas opções de categorias de vídeo para ver e se você fosse ver um vídeo do YouTube nessa época, a cada segundo de reprodução do vídeo, o vídeo travava, e sabe-se lá se dava para voltar a ver outra vez esse mesmo vídeo.

E quando em 2006 a empresa do Youtube foi comprada pelo Google, muitas mudanças dentro da plataforma ocorreram, como ter abas, videos em destaque, e até foi possível fazer login no Youtube através da conta do Google que você criar, e dali começou ter uma variedade um pouco maior de conteúdos de vídeos do Youtube, dali pra frente thumbmails nasceram na plataforma, a opção “videos assistidos no momento” começou a surgir e isso acabou ofuscando a aba “videos em destaque” da plataforma.

Os anos que se seguiram dali com a compra o Google, não teve muitas mudanças expressivas, a mudança mais drástica naquela época até então, foi de quando tiraram o ranqueamento dos vídeos através de números de estrelas, e foi só a partir de 2008, que a plataforma mudou completamente o visual, sendo mais moderno e limpo, o sistema de buscas sendo mais amplo, mas tinha o mesmo design de 2006 até o ano de 2011.

Se você viveu a era do Youtube a partir de 2011, acredito que você pode ter visto surgir nomes como o Felipe Neto com o Não Faz Sentido, Fabio Porchat e o seu elenco do Porta dos Fundos, o Felipe Castanhari do Canal Nostalgia, Sid do canal Não Salvo, entre tantos outros.

Esses nomes são pessoas que conseguiram fazer os seus projetos decolarem trazendo os seus conteúdos na plataforma do Youtube, e esse sucesso não se limitou ao que está na plataforma, eles simplesmente deixaram a sua marca na internet. Mas a pergunta que não quer calar: Como foi a trajetória desses caras até o sucesso? Será que ainda é possível ver o Boom do sucesso nos dias de hoje? É o que vamos descobrir nesse artigo.

O que é um vídeo viral?

Um vídeo viral é um vídeo que ganha uma popularidade muito grande na internet, e não só isso, é um tipo de vídeo que ganha uma onipresença maior na internet por um certo tempo, ou seja, está em todos os lugares possíveis da internet, redes sociais, aplicativos, e outras plataformas, outras pessoas e marcas fazem video fazendo referência a esse que se tornou viral no Youtube, é como se por um tempo a internet inteira girasse em torno desse vídeo que ficou popular no Youtube.

Um exemplo de vídeo que viralizou tanto na internet, que fez tanto sucesso no Youtube em 2012, é o clipe Gangnam Stylle, do rapper coreano PSY, alcançou a marca de 2.147.483.647 views, e como consequência, isso que fez a própria plataforma quebrar durante um bom tempo, e fez com que os programadores do Google mudar o algoritmo do Youtube, e atualizar o contador de views de qualquer vídeo que fosse exibido. Mas o caso do clipe Gangnam Stylle foi muito fora da curva, pois além de ter sido um sucesso mundial, tinha todo o fator do clipe ser repetitivo e grudento para a cabeça do público, e isso foi uma febre tão grande mundialmente que você podia ver festas de casamentos e festas de 15 anos fazendo apresentações com essa música, flashs mobs tocando essa música, formaturas tocando essa música em suas cerimônias e festas, e por ai vai.

PSY sendo o primeiro video do Youtube a ultrapassar a marca de 2 bilhões em 2012 travou o contador de views do Youtube

Tipos de vídeos virais

Viralizar um vídeo no Youtube não está limitado á números, apesar de que números de likes, visualizações, e comentários tem uma importância muito grande nisso, mas o que torna um vídeo viral é quando uma pessoa cria um conteúdo que é capaz de espalhar para o maior número de pessoas possíveis e esse vídeo ser falado por muito tempo na internet.

Os tipos de videos que costumam viralizar no Youtube, são:

Humor

Se tem uma coisa que está em alta, são os memes certo? Então, a maior parte dos vídeos de humor que se tornam memes pelo que as pessoas dos vídeos fizeram no vídeo, bordões que criaram, e as caretas que elas fazem no vídeo. Muitas das vezes um vídeo de humor quando viraliza no Youtube, é sem querer, o que aconteceu durante o vídeo não foi planejado, mas as consequências de vídeos como esse, é fazer com que a pessoa que estava no vídeo seja conhecida exclusivamente por
aquilo que tornou popular no vídeo.

Posso trazer como exemplo, a Stephany Rosa, uma garota que fez sucesso com um vídeo em que a repórter vai entrevistar ela estando no carro bêbada, o carisma dela nesse vídeo, somada com o tanto de coisas engraçadas que ela diz no vídeo, tornou ela um grande sucesso nacional, e ela ficou conhecida como a “bêbada de Curitiba.” Você pode assistir o video dela clicano video abaixo:

Vídeo Chiclete

Um video chiclete não precisa ser necessariamente de um vídeo de música, basta ser criativo, engraçado, com bordões repetitivos ou com danças repetitivas. O que faz um vídeo chiclete ser viral, é o quanto que consegue ficar grudado na cabeça do público, o quanto que consegue se conectar com o público.

Posso trazer como exemplo, o influenciador digital Iran de Santana Alves, conhecido como Luva de Pedreiro, que viralizou pelo os lances de futebol que ele fazia num campo aterrado, e gritando os seus bordões Receba! e Graças a Deus Pai! e ainda somado pelo o seu carisma e simplicidade, fez com que o mundo inteiro repetisse os seus bordões.

Iran de Santana Alves mais conhecido como Luva de Pedreiro, é um criador de conteúdo e influenciador digital brasileiro que em 2022 quebrou recordes de engajamento em conteúdos virtuais voltados ao futebol

Apelo Emocional

Um video de apelo emocional, tem o intuito total de levar uma mensagem, de impactar emocionalmente o publico, e aproximar as pessoas através da mensagem. Muitas das vezes os vídeos são pedidos de ajuda social, videos retratando algum acontecimento importante, ou uma música lenta com imagens tristes sobre o assunto da mensagem.

Quem costuma fazer esse tipo de video, são instituições sociais, pessoas que estão passando por uma situação difícil ou pessoas que vão retratar a verdade sobre um fato.

Posso trazer como exemplo de vídeo, uma propaganda sobre o apelo emocional da equipe Médicos Sem Fronteiras para contribuir com oem seu trabalho ajudar as pessoas em situação de extrema pobreza pelo mundo afora, você pode assistir clicando nesse video abaixo:

Acontecimentos

Fora da internet, muitas coisas acontecem que impactam em grande escala o Brasil e o mundo todo, e dentro desses acontecimentos, pessoas criam vídeos que são relacionados ao grande acontecimento, e viralizam, não por ser algo que elas planejaram, mas porque acontece algo inesperado e que essa pessoa teve oportunidade de filmar, como por exemplo, uma pessoa filmou algo bizarro no meio de um furacão que estava acontecendo naquele momento, uma pessoa filmou algo inesperado durante um assalto, e por ai vai. Veja nesse video abaixo um exemplo de umm acontecimento real que viralizou o Brasil todo:


Gafes na TV

A TV é um mar de acontecimentos inesperados ao vivo, isso todo mundo sabe, mas o que faz a TV um lugar de onde sai muitos vídeos virais, são as gafes de jornalistas, artistas, e apresentadores de algum programa, jornal da grade de uma emissora, eles não são perfeitos, são pessoas de carne e osso como nós, então não estão livres de pagar algum mico na TV, fazer algo engraçado, e muitas das vezes sem querer. E é essa a graça de um video de uma pessoa da TV, fazer algo engraçado no momento inesperado. Tem o video do Casagrande, comentarista esportivo da Globo, fazendo as contas erradas sobre a possibilidade de ser campeão, dá uma olha no video abaixo:

O que faz um vídeo viralizar na internet?

Não existe uma receita pronta para um vídeo viralizar no Youtube, nem um passo a passo, porque milhões de vídeos que viralizaram até hoje, desde a fundação da plataforma do Youtube, se tornaram virais de várias formas diferentes, então, o que funcionou para um, nem sempre vai funcionar para o outro, mas isso não quer dizer que não existem formas de um vídeo viralizar na internet, porque pára para pensar: que tipos de vídeos que faz uma pessoa virar conhecida no que faz, ou virar meme por conta do que está acontecendo no vídeo? Que tipos de vídeos provoca o boom do sucesso de dentro do Youtube, para a internet toda?

A maior parte das vezes para uma pessoa para virar meme na internet, acontece sem querer, porque fora da internet, existe um mundo bastante imprevisível em que nós não sabemos e não estamos preparados para o que vai acontecer hoje, agora ou amanhã, pode ser que daqui á um minuto aconteça algo engraçado, e você não estava esperando, não dá para saber, sortuda é a pessoa que no momento certo e na hora certa estar filmando algo que ela pode gerar milhões de visualizações na internet.


Como fazer um vídeo viralizar no Youtube hoje?

Hoje em dia, o mundo está cada vez mais competitivo na internet, tudo está instantâneo, mas, ao mesmo tempo, por mais difícil que seja para gerar alguma conversão na internet, qualquer um tem oportunidade de criar algo que atraia publico na internet de alguma forma. Como foi dito no tópico anterior, muitas coisas e pessoas conseguem relevância na internet, meio que sem querer.

Mas dá sim para viralizar no Youtube de forma planejada, mas é bastante dificil, pois é questão de testar, errar, testar, errar, até dar certo, o segredo nesse caso, está na criatividade e qualidade de conteúdo do vídeo, por isso é essencial você fazer um trabalho de pesquisa para entender o que está em alta no Youtube, o que está viralizando no momento, e conhecer o seu público, conhecer para quem você está transmitindo, para que você entenda o que eles querem ver no Youtube, e o que o publico está buscando na
internet.

E o mais importante é você criar algo seu na internet, que seja original, nunca em hipótese alguma copie algo de alguém, você pode sim pesquisar, estudar como todo esse sistema de audiência funciona, e o que está em alta ou não, mas crie algo que seja seu, que seja original, porque a marca que você está construindo na internet, é a que você vai deixar para o seu público.

Então, se você quer viralizar na internet hoje, não precisa você gastar rios de dinheiro com equipamentos e montar toda uma produção como se fosse um filme de Hollywood, você só precisa de um smartphone ou tablet, ou um PC, e fazer um vídeo estratégico colocando a criatividade para funcionar.

Conclusão

A internet é um mar de oportunidades, é um lugar onde você de chances de crescer de forma escalada, só que por outro lado, nem todos conseguem entender como fazer renda na internet, como fazer um canal do Youtube uma fonte de renda, por isso é bastante essencial você estudar todo esse universo, é importante você entender como o Youtube hoje funciona, porque as regras do Youtube podem interferir na renda do seu canal, ainda mais se você for produtor de conteúdo antigo do Youtube. O Youtube é sim uma plataforma maravilhosa para você mostrar os seus serviços e o seu trabalho, assim como as redes sociais, só que não pode ser o único lugar para você ter presença digital, pois a internet não se resume no que há no Youtube, se resume ao o que você anda buscando na internet.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + 4 =