Por que ler é tão importante?

A leitura querendo ou não faz parte do cotidiano, ou melhor, está em todos os lugares possíveis, porque uma frase ou uma palavra precisa passar uma mensagem, ou comunicar alguma coisa. Mas ter o hábito de ler como parte do cotidiano é um desafio para muitos. Não que isso seja ruim, mas é que nem todo mundo tem o hábito para pegar um livro para ler, ou simplesmente não gostam e inventam desculpas para se justificar o porquê não ler.

A importância da leitura no nosso cotidiano está em quê se usa a leitura, por ela nasceram várias profissões, várias histórias foram contadas, revoluções aconteceram, descobertas foram feitas, inovações surgiram, principalmente a internet, e tudo isso levando o a humanidade evoluir por causa da leitura. 

A cada ano que passa, a forma de ler e escrever palavras e textos vai mudando aos poucos, mas isso de forma natural, pois gerações vem e vão e dessas gerações surgem coisas novas para a sociedade, como por exemplo palavras com PH que tinham o som de F como pharmácia décadas atrás, hoje não se escrevem mais dessa forma, palavras que na década passada até tinham o trema (aquelas com os dois pontos em cima da letra u, ü) também não se escrevem mais.

E também tem a forma que cada grupo de pessoas se comunicam umas com as outras, sejam elas sotaques, gírias, bordões ou ditados populares. Mas isso vem muito pelos lugares de onde vieram os tipos de pessoas que elas convivem. Mas o que isso tem a ver com a leitura? Tem mais a ver com a importância que a leitura tem nessas formas de as pessoas se comunicarem umas com as outras, mas digo as histórias culturais que cada bordão, sotaque ou ditado popular tem em um lugar, e essa forma de comunicar se torna a identidade do lugar, ou melhor o que define um lugar culturalmente e historicamente podendo ser até escrito em um livro.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.